segunda-feira, 8 de julho de 2013

Hey people *-*

Bom olha, sei que sumi um pouco, é que eu estava um pouquinho sem cabeça para escrever, vamos lá tenho uma novidade, PASSEI NA FACULDADE *-*, em agosto eu já começo. Super animada serio mesmo. Mas vamos lá, hoje eu vou falar um pouquinho para vocês, sobre uma pessoa que eu conheci, no evento em que fiz  parte aqui em Praia Grande, a 1ª Semana "HIP HOP" para Todos. O apelido dele é JP BIG, ele faz caricaturas.
Você nunca ouviu falar dele? Como não ?!
Mas antes de falar sobre ele, vou contar um pouquinho a história da caricatura. Prometo ser breve.

CARICATURA é um desenho de um personagem da vida real, tal como Políticos e Artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo.
Historicamente a palavra caricatura vem do italiano CARICARE  , que significa carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção.
A caricatura é a "mãe" do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.
A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas. É comum sua utilização nas sátiras políticas; às vezes, esse termo pode ainda ser usado como sinônimo de grotescos (a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais) ou burlesco.

Bom o Big ele desde pequeno sempre desenho, começou com giz de cera, lápis, caneta; não importava o que ele tinha na mão, ele usava para rabiscar as paredes da casa dele, gente ele me contou que a parede da casa dele era BRANCA, imagina o que a mãe dele tinha vontade de fazer com ele, quando ela se deparava com as paredes todas rabiscadas kkk’
Ele afirmou também que ele sempre gostou de desenhar, principalmente quando ele não fazia nada. No começo quando ele tinha mais ou menos 8 ou 9 anos, ele começou a desenhar “A Turma da Mônica”, “Mickey”, entre outros; foi assim que ele começo a desenvolver essa habilidade. Bom ele não se lembra qual foi o ano que ele começou a fazer os cursos, mas me contou que o curso foi oferecido pela prefeitura, e era lá no Canto do Forte, ele tinha aulas de sombreado  com os lápis; e que a mãe dele ia com ele toda quinta-feira, ele fez o curso durante 6 meses, parou pois a prefeitura terminou com as aulas.
Foi passando os dias, e sem querer a mãe dele encontrou com o professor que dava aula pra ele, no curso lá no Canto do Forte, e ele tinha um estúdio e dava aula de desenho no boqueirão. O estúdio se chama “RC Studio”. Lá ele fazia o curso em 4 horas por semana, e na época ele pagava R$20,00. O curso tinha a duração de dois anos e meio, ele fez o curso durante esse tempo, e quando acabo o curso o professor dele “Cacá” propôs para ele continuar frequentando as aulas o tempo que ele quisesse sem custo nenhum. Ele continuou fazendo por mais dois anos e meio.
Mas na época ele teve que parar de fazer o curso, para poder ir trabalhar, ele se inscreveu para ser o patrulheiro no “CAMP-PG”. Mas nunca parou de desenhar. Só que ele não desenhava mais aqueles desenhos infantis, agora ele desenhava tudo: animais, retratos, caricaturas, manga, flores, HQ’s; não importava podia ser preto e branco ou colorido, ele estava desenhando. Mas ele sempre gostou de fazer as caricaturas.
Na opinião dele chama mais atenção, bom de fato, eu concordo com ele, ele também me contou que é mais legal e menos cansativo desenho em preto e branco. Na época ele fez um Orkut para divulgar o seu trabalho, lá ele colocava os desenhos que ele fazia. Até quando o Facebook apareceu ele, não fez porque ainda estava em inglês, mas logo que o Facebook ficou em português, ele fez um pra postar lá também o seu trabalho.

Ele às vezes fazia umas encomendas, de retratos e cobrava entre R$ 10,00 a 20,00 cada desenho. Ai ele resolveu fazer caricaturas dos amigos dele, lá do bairro a onde ele mora, dos cursos, escola, entre outros; mas sempre nas horas vagas. Ele postava tudo claro, e rendeu vários comentários e curtidas, e quem não gostaria disso, não é verdade?
Ele resolveu fazer umas caricaturas de alguns mc’s de funk, que tinham realizado os videoclipes com a “Kondzilla” e postou no Facebook, só que ele não sabia que todo mundo ia gostar, na verdade ele não acreditava que isso poderia levar ele tão longe; O dono da empresa “Kondzilla” o Konrad viu o desenho que ele tinha feito e publicou em sua página e marcou o nome dele, ai vocês já devem até imaginar o que aconteceu né.
 “Não parei mais de lançar desenhos na internet.” – ele me contou.
Conforme foi passando, surgiram várias encomendas, ai ele teve a ideia de criar a “BIG Art’s” para poder divulgar os trabalhos. Lá ele colocava as fotos e vídeos que ele gravava dele mesmo fazendo os desenhos. Inclusive, acessem o canal dele no Youtube: BIG ART’S.
Além disso, ele também começou a fazer montagens para tatuagens e personalizar bonés com caneta piloto. O gerente da loja “BCO” uma loja de roupas lá em São Vicente, o Dinei viu o trabalho dele nos bonés e encomendo dois bonés, um com a marca da loja dele, e o outro com o Cantor Americano “Eminem”.A partir daí ele não parou mais de receber encomendas de personalização de bonés.
Hoje aos 22 anos, ele está tentando desenhas nas paredes, com tinta esmalte e pincel. Porque ele falou que na folha ele já sabe desenhar qualquer coisa. 

Bom gente é isso, espero que vocês tenham gostado da matéria. Até a próxima :*


Nenhum comentário:

Postar um comentário