terça-feira, 25 de junho de 2013

#PrimeiraSemanaHipHopPraTodos

Grafite realizado pelo Beto Crash
Bom vamos lá... hoje o assunto é um pouco diferente, enquanto eu fazia parte do Jornal Wave News, eu tive a oportunidade de conhecer, grandes artistas... E resolvi apresentar eles pra vocês... o Primeiro escolhido é o...  Beto Crash!
Você andando por Praia Grande, se você ainda não reparo, comece a reparar... pois existe vários grafites dele espalhado por ai... por exemplo aqui perto de casa tem dois... 
Não entendo muito de grafite, mas o que eu posso informar pra vocês que o pouco que sei, dá pra perceber que o trabalho dessas pessoas que grafitam deviam ser mais valorizados.
Se você é que nem eu, que não sabe quase nada sobre o grafite, eu vou contar um pouquinho da história do grafite aqui no Brasil. Prometo que vou tentar ser bem rapidinha ta.

Um breve história do Grafite e o começo dele aqui no Brasil 
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao HIP HOP. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite ele reflete a realidade das ruas.
#Brasil
Beto e suas musas
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro (jeitinho brasileiro que todos nós conhecemos né). O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas (antes que vocês comecem a me julgar, GRAFITE é arte, PICHAÇÃO é crime) Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

#viufaleiqueiaserrápido 
Mas voltando ao Beto, além dele existem outros grafiteiros que também merece o reconhecimento pelo trabalho que eles fazem, não sei o nome de todos, mas vou falar um que sei, que eu já vi o trabalho dele, no evento que fui cobrir com o Jornal Wave News, na 1ª Semana "Hip Hop" para Todos: Smu.

Grafite realizado pelo Smu na 1ª Semana "Hip Hop" pra Todos !


De todos os trabalhos que ele fez, esse é o meu preferido. (Foi realizado
na 1ª Semana "Hip Hop" pra Todos)
Bom pra finalizar, quero agradecer primeiramente, ao Tiago por ter confiado em mim, para poder criar o Jornal e poder ajudar a realizar o sonho dele, e o meu. Segundo gostaria de agradecer a Minha Avó, por  me incentivar a escrever, e sempre me apoiar nos meus sonhos. E Depois ao Beto, por ter deixar eu acompanhar o trabalho dele durante o evento que aconteceu aqui em PG. E queria agradecer a todos que sempre me ajudaram a nunca desistir dos meus sonhos, sempre me ajudando a lembrar que não vale a pena, acreditar em pessoas que não querem o nosso bem.
E nunca desista dos seus sonhos, por mais difícil que ele seja, ele não é impossível. #ficadica.
Ai antes que eu me esqueça esse aqui é o documentário que fizeram sobre o Beto Crash, vale a pena assistir (:
http://vimeo.com/68895939

Parabéns Beto pelo seu trabalho, como te falei não sou muito boa em escrever, mas eu tentei.
#atéapróximagente :*






Nenhum comentário:

Postar um comentário